priorizacoes-blog02

Mais de 1.300 participantes.
11 mil acessos ao site.
Mais de 33 mil priorizações temáticas.
Com estes números, a Plataforma Brasil completa o seu primeiro mês e também um mês do seu primeiro ciclo, que debate a ‘Reforma Política do Século 21’.
Até o momento, os cinco temas mais priorizados foram em sua maioria relacionados à vontade de participação popular direta e transparência nos processos legislativos. São eles:
– Tornar obrigatória a disponibilização na internet de informações relevantes sobre decisões tomadas pelos representantes;
– Acabar com o voto secreto de deputados e senadores;
– Facilitar a proposição de leis de iniciativa popular, permitindo o uso da internet para obter assinaturas;
– Obrigar a revelação imediata pela internet de quem doou para a campanha de cada candidato e o valor;
– Adoção de processos regulares e periódicos de consulta popular, em caráter deliberativo e vinculativo, em conselhos municipais e estaduais de políticas públicas.
A fase atual de escolha dos temas a serem discutidos vai até o dia 15 de junho. A partir de então, o fórum de debates será aberto na Plataforma Brasil e os participantes construirão coletivamente um documento que será enviado às Casas do setor Legislativo para pautar as ações da Reforma Política e aproximá-la das mudanças que queremos. Para isso, incentivamos o engajamento cidadão em processos participativos e democráticos, em busca da concretização de ações e conquistas de interesse comum.
Neste balanço mensal que fizemos, acreditamos que os números conquistados mostram que estamos no caminho certo para criar um espaço de construção colaborativa para elaboração de políticas públicas. Porém, ainda queremos mais, muito mais. No Brasil, somos 200 milhões de brasileiros e brasileiras. Onde estão os cidadãos que tanto reclamaram nas redes sociais durante os manifestos de junho de 2013 e no período eleitoral de 2014?
Participe da Plataforma Brasil. Convide sua família, seus amigos a participar. É só ir lá, se cadastrar e contribuir com o seu conhecimento e a sua opinião.

Equipe Plataforma Brasil