900 usuarios semana 1

A Plataforma Brasil comemora sua primeira semana no ar nesta segunda-feira com mais de 900 usuários cadastrados. Neste tempo, o espaço para construção colaborativa de políticas públicas também foi notícia em diversos veículos de comunicação, como O Globo, Portal EBC, Brasil Post e no site da Revista Trip.

Outro bom número indica que a Plataforma Brasil está no caminho certo: só nesta primeira semana, a Fase 1 do ciclo ‘Reforma Política do Século 21’ recebeu mais de 130 propostas de temas que devem ser priorizados e debatidos na Fase 2. De acordo com os critérios de elegibilidade da ferramenta, diversos deles já foram aprovados e colocados para votação.

Até o momento em que este post foi finalizado (segunda-feira, 11 de maio), os cinco temas mais priorizados eram:

– Tornar obrigatória a disponibilização na internet de informações relevantes pelos representantes do povo, em todos os níveis da Federação, sobre todas as decisões tomadas pelo representante (exemplo: votos, vetos, etc.)
– Acabar com o voto secreto de deputados e senadores
– Obrigar a revelação imediata pela internet de quem doou para a campanha de cada candidato e o valor
– Ampliar as conferências temáticas de políticas públicas, onde governo e sociedade civil debatem e definem políticas públicas
– Criar um limite para gastos de campanhas eleitorais

Como a priorização temática vai até 4 de junho, temos muito pela frente e este cenário ainda pode mudar. Seguimos na torcida para que a Plataforma Brasil alcance seu objetivo de ser
uma ferramenta de engajamento cidadão em processos participativos e democráticos, em busca da concretização de ações e conquistas de interesse comum.

A Plataforma Brasil

A Plataforma Brasil é uma ferramenta permanente voltada para a construção de políticas públicas de forma aberta e participativa. O site foi criado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) a partir da experiência adquirida com a criação colaborativa e online do Marco Civil da Internet.

O primeiro tema a ser tratado por meio dela é “Reforma Política do Século 21”. O processo de construção do documento final será composto de três fases e a primeira delas, de priorização temática, já está no ar. Que tal participar também? É só ir lá, se cadastrar e votar.