Lançando Plataforma Brasil, um jeito construtivo de fazer políticas públicas.

O debate pela internet durante o último período eleitoral gerou enormes frustrações. A sensação é de que um debate muito mais interessante e profundo poderia ter ocorrido, mas não aconteceu.

A partir dessa constatação estamos construindo a Plataforma Brasil.

Nosso objetivo é criar uma nova infraestrutura aberta na internet para promover a formulação de políticas públicas no país.

Para isso, a Plataforma Brasil usará o que existe de mais elaborado em termos de tecnologias de participação online e vai promover um debate de ideias, propostas e caminhos para a construção das políticas públicas que o Brasil tanto precisa.

Diferentemente do debate que vivemos na campanha eleitoral, a Plataforma Brasil é o lugar para se debater temas em profundidade, trocar experiências e visões e, sobretudo, compartilhar conhecimento com o intuito de responder a seguinte pergunta: O que devemos fazer em seguida?

A equipe responsável pela Plataforma Brasil é a mesma que realizou a criação e debate do “Marco Civil da Internet”. Esse processo é mundialmente reconhecido como uma das iniciativas de participação cívica mais bem sucedidas até hoje.

Uma vez mais, este é um projeto que emerge de eleições fortemente polarizadas para propor um jeito construtivo de fazer políticas públicas.

A Plataforma Brasil é totalmente apartidária. E nela todas as contribuições são bem-vindas, de quaisquer setores da sociedade. Dessa forma, mesmo partidos políticos ou atores governamentais podem participar, desde que haja transparência sobre suas afiliações.

Aliás, transparência é um dos valores centrais da nossa iniciativa. A Plataforma Brasil conta com uma estrutura institucional abrangente para assegurar uma série de premissas para o debate, tais como isonomia, abertura, cumulatividade e a mencionada transparência.

Mais do que isso, o projeto construirá pontes entre os diversos segmentos da sociedadee poder público, gerando insumos diretos para a formulação de melhores políticas públicas.

A Plataforma Brasil quer transformar frustração em protagonismo.

Plataforma Brasil, um espaço em que a tecnologia aplicada à participação possa levar a um governo melhor, uma democracia mais informada e ao aprofundamento de uma efetiva cidadania digital.

_____________

Este blog é a pedra fundamental do projeto Plataforma Brasil. Ele é nossa base de notícias sobre o desenvolvimento do projeto. Enquanto atualizamos as informações aqui, estamos trabalhando em outros lugares para lançar, já no começo do ano que vem, a Plataforma. Este projeto é desenvolvido pelo ITS, com apoio dos parceiros estratégicos Open Society Foundations (OSF) e Instituto Arapyaú.

Fique de olho nesse blog e também nas atividades de Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro (ITSrio.org).